Uma definição moderna de futebol dir-nos-ia que o futebol é, acima de tudo indústria global e bastante lucrativa. Apesar de concordar em parte com esta definição, prefiro a definição mais clássica: O futebol é um desporto em que onze jogadores tentam vencer os outros onze, dando preferencialmente, um grande "show de bola" a quem assiste.
Ora a situação que se vive actualmente no futebol português não se insere em nenhuma destas definições. Inserir-se-ia numa 3ª definição que passaria pela ideia de que o futebol não passa de uma luta de "galos" que tentam calar os seus desgostos e derrotas desportivas à custa de teorias e manobras duvidosas, depois de performances insipientes e vergonhosas ao longo de épocas inteiras.
Para o verdadeiro adepto de futebol, aquele que vibra com um bom jogo de futebol, seja ele da 1ª liga seja do distrital, e que coloca a sua paixão por este desporto acima da paixão pelo clube, pouco importa quem vai descer de divisão ou quem vai à Liga dos Campeões!
Vestindo a camisola azul e branca do meu clube de sempre, não posso negar que me incomoda a possibilidade de ver a Champions pela televisão, no próximo ano. Mas incomoda-me ainda mais ver os paladinos da verdade habituais entoar os cânticos seculares da azia e do mau perder, procurando justificar o injustificável.
Sinceramente, espero que tudo isto acabe bem depressa para que, definitivamente, se possa conversar sobre futebol, segundo sua a definição mais clássica. Estou ansioso por ver a redondinha, este ano com cores exóticas, a rolar por esses relvados fora, e ainda mais ansioso por ver o nosso Lisandro a bater com a mão direita aberta na cabeça, celebrando mais um golinho.
O resto fica para os "losers" do costume que se contentam com títulos de futsal e outros que tais.
Visitas da Casa
Informação
Desporto